
LOVASTATINA
VOCÊ SABIA ?
As estatinas vêm sendo usadas para prevenir acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos. Elas diminuem os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, o que pode causar o bloqueio e ataques cardíacos arteriais. A alta pressão arterial, ao contrário do LDL, é um contribuinte para o acidente vascular cerebral e isso explicaria alguma diminuição do risco de AVC.
Além de efeitos cardiovasculares, as drogas podem ter benefícios inesperados, como a redução do risco de morte por gripe, pneumonia e os efeitos do tabagismo.
Entretanto, o número de mortes por doenças cardiovasculares no mundo todo é ainda significativo. No ano de 2002, as doenças cardíacas coronárias foram responsáveis por 7,2 milhões de mortes.
É bem reconhecido que as estatinas são as medicações mais eficazes para reduzir os níveis de colesterol. No entanto, até 10% das pessoas que usam essa classe de medicamento pode apresentar fraqueza e dor muscular ao ponto de não suportar a continuidade de seu uso.
Outra curiosidade é que as estatinas são os medicamentos mais vendidos no mundo e geram lucros de bilhões de dólares para os seus fabricantes. Em 2006, duas estatinas conduziram a lista da revista norte-americana Forbes dentre as 20 drogas mais vendidas atingindo US$ 4,4 a 8,4 bilhões de dólares anuais, com previsão de aumento da utilização das estatinas no mundo.
Além disso, é interessante relatar que o consumo regular de chimarrão é capaz de diminuir o chamado colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Um estudo mostrou inclusive que o consumo de chimarrão potencializa o efeito dos medicamentos utilizados para diminuição do colesterol, as chamadas estatinas (sinvastatina, atorvastatina, lovastatina, etc). O chimarrão também é capaz de aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo, ajudando a diminuir o estrago provocado por radicais livres. Esses efeitos juntos ajudariam pessoas que apresentam aumento de colesterol e doenças vasculares.
